Há alguns anos começamos a ouvir no meio empresarial a importância do “Storytelling” e como ela pode alavancar vendas e imagem das empresas. Interessei-me pelo assunto e busquei informações que pudessem explicar essa “descoberta”.
Nós tendemos a pensar que contar histórias somente acontece quando estamos sentados ao redor da fogueira e envolve contos do Saci Pererê, da Mula sem cabeça, dos Três Porquinhos e outras histórias da nossa imaginação e que nos remetem a infância. Na realidade contar histórias, contar os fatos passados, presentes ou imaginar o futuro está ao nosso redor todos os dias, nas conversas com amigos, família ou nas empresas em reuniões de negócio. Senão vejamos:
- Anunciantes compartilham narrativas sobre o quão melhor a nossa vida seria se comprássemos seus produtos ou serviços.
- Nós contamos histórias a nós mesmos ao imaginarmos e sonhamos de como será nossa próxima casa, a próxima viagem, o sucesso no trabalho ou o casamento dos nossos filhos.
- Desde a antiguidade, ao interpretar as Escrituras, líderes religiosos compartilham histórias para enfatizar as mensagens mais importantes.
A arte de contar histórias é milenar, em muitos momentos da humanidade, as histórias foram passadas de geração a geração, elas ajudaram a dar sentido ao mundo, a comunicar verdades da vida e transmitir conhecimentos. Estas tradições orais são sagradas, e a capacidade de compartilhá-las de uma forma convincente dá a muitos, o poder do convencimento e da persuasão.
Nas relações empresariais o cenário não é diferente. O poder de contar histórias impulsiona as inovações e as criações de novas tecnologias em todos os segmentos da indústria. Quem se lembra do desenho Os Jetsons que assistíamos na infância, uma série animada de televisão exibida no Brasil de 85 a 87 e mais recentemente no SBT que nos levava aos anos distantes de 2062 e introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, esteiras rolantes, trabalho automatizado, aspiradores de pó automáticos e toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados e tudo que a imaginação dos seus criadores pôde pensar do futuro. Aos que não assistiram busquem na internet e poderão ver e constatar que muitas dessas “imaginações futurísticas” do início dos anos 60 hoje fazem parte da realidade.
Inventores contam histórias do futuro, criam sonhos, usam a imaginação criativa para conseguirem investimentos para materializá-las. As grandes empresas não podem crescer e criar novas alternativas para seus Clientes com produtos e serviços inovadores somente com análise de fatos concretos e números, é ai que entra a importância e o poder da narrativa. Quem investiria na internet se não fosse o poder do storytelling, quem apostaria nas alternativas de cloud computing se alguém não contasse histórias e previsse o futuro.
Nosso sucesso na venda acontecesse quando conectamos a nossa própria história com a história da pessoa que está comprando. Quando nossos Clientes compram nossos produtos ou serviços é porque conseguimos ser convincentes no storytelling para transmitir um futuro melhor para eles. Nossas histórias de sucesso e nosso poder de criar imagens futuras vitoriosas que os ajudarão a atingir seus objetivos faz com que eles sejam fiéis às nossas marcas.
Empresas com produtos e serviços atraentes têm marcas fortes à medida que comunicam esses valores aos seus Clientes. Num mundo conectado de hoje, os Clientes não falam somente com nossas empresas, eles falam entre si e no mundo inteiro! Seja online ou em painéis consultivos, uma das coisas mais poderosas que uma empresa pode fazer, é ter seus Clientes interagindo uns com os outros. Melhor para você e sua empresa se eles estiverem compartilhando histórias de sucesso, sobre como vocês cumpriram as promessas e assim fazer parte de uma história feliz.
Para se tornar um bom contador de histórias é preciso reconhecer a sua importância e seu papel no negócio. Estudar sua empresa, seu Cliente e sua indústria e onde suas histórias podem se conectar. Quando você estiver preparado irá começar a incorporar as histórias nas suas relações e melhorar seus resultados.
Outro elemento crítico ao contar histórias é que elas devem ser verdadeiras, mentiras não têm lugar na narrativa. As pessoas vão responder de acordo com sua franqueza e honestidade. Não existe uma receita pronta para ser um grande contador de histórias, mas um ingrediente fundamental é ser autêntico, ser você mesmo, seu estilo tem que se encaixar com a sua personalidade. No entanto, no mundo acelerado de hoje, temos que ser simples diretos e objetivos, pois os ouvintes têm pouca paciência para histórias desfocadas.
Infelizmente poucas ou quase nenhuma escola nos ensina ou têm aulas sobre "Storytelling nas empresas!" No entanto, o poder de contar histórias é um elemento crítico para o sucesso nos negócios e na vida. É uma habilidade essencial da liderança e vale a pena o tempo e esforço para se aprimorar.
Pensem nisso...
Publicado no site: Dicas Profissionais
Cezar Nunes