Desenvolva sua atitude mental positiva
Para muitas pessoas, o sucesso é um grande mistério sem uma explicação concreta. Você não precisa fazer nada para ter sucesso? Ele depende de algumas condições favoráveis ou de sorte? Precisamos conhecer as pessoas certas no momento certo?
A resposta para todas essas perguntas é muito simples: não! Na verdade, o sucesso surge a partir de uma atitude mental positiva (PMA). O nível do seu sucesso tem relação direta com sua PMA – ou sua rival, a atitude mental negativa (NMA).
Você não pode culpar ninguém pela sua falta de sucesso. Não culpe também suas circunstâncias! Tenha em mente que você precisa trabalhar duro para alcançar seus objetivos.
As pessoas com PMA atraem o sucesso. Elas abordam a vida com positividade, e não se perturbam com fracassos ou erros; na realidade, elas veem as dificuldades como oportunidades. Para alguém com uma PMA, cada fracasso é um passo que o leva para mais perto de uma solução.
Como essas pessoas não têm medo de falhar, elas também não têm medo de tentar, mesmo que o sucesso seja improvável. Elas desejam muito tentar e estão famintas pelo auto aperfeiçoamento. As pessoas que possuem uma atitude mental positiva alcançam a grandeza porque estão sedentas para alcançar novos objetivos e crescer.
A boa notícia é que, nunca é tarde demais para melhorar sua atitude mental. Qualquer um que começa a trabalhar aos 25 anos vai trabalhar cerca de 100.000 horas antes de se aposentar por volta dos 67 anos. E isso significa que você tem muito tempo para começar a cultivar sua PMA.
Um exemplo de sucesso
Vamos pensar no exemplo de Tom Dempsey, que nasceu sem uma parte do seu pé direito e do seu braço direito. O sonho de Tom era se tornar um jogador de futebol americano, e por isso seus pais o incentivaram e fizeram uma prótese de madeira para o pé de Tom.
Ele estava tão interessado em futebol americano, que treinava todos os dias, por horas, utilizando sua prótese de madeira e um sapato apropriado. Ele ficou tão bom nos chutes, que foi contratado pelo time New Orleans Saints.
Em um jogo muito importante, com milhares de espectadores acompanhando, nos últimos dois segundos de partida Tom Dempsey deu um chute de 57 metros para o gol, que quebrou diversos recordes – com seu pé de madeira! Na época, foi o chute mais longo para o gol em um jogo de futebol americano profissional. E esse chute de Tom deu a vitória ao New Orleans Saints sobre o Detroit Lions.
E o que essa história tem a ver com você?
A verdade é que Tom Dempsey aplicou alguns princípios em sua vida que o ajudaram a desenvolver uma PMA, independente de sua incapacidade física. Ele conseguiu superar suas desvantagens em relação aos outros e se tornou um jogador de sucesso, mesmo quando ninguém acreditou que isso fosse possível.
Princípios para cultivar sua PMA
Os princípios que Tom Dempsey e outras pessoas bem-sucedidas que desenvolvem uma PMA, podem ser aplicados por qualquer um independente da idade, do gênero ou do nível de conhecimento. Eles vão contribuir para que você cultive e faça bom uso da sua PMA. Esses princípios são:
- Pessoas que desenvolvem um desejo ardente de atingir grandes objetivos, alcançam a grandeza.
- O sucesso é alcançado e mantido por quem busca manter sua PMA.
- Para se tornar um especialista em qualquer atividade humana, você precisa praticar, praticar e praticar.
- O esforço e trabalho duro podem ser divertidos quando você estabelece objetivos específicos.
- Em toda adversidade, existe um benefício para aqueles que são motivados com a PMA.
- O maior poder do homem está na oração.
Aprendendo a desenvolver a PMA
Você pode se perguntar, é possível aprender a utilizar a PMA? Ou essa é uma característica inata que algumas pessoas possuem e outras não?
Sim, você pode definitivamente aprender! Assim como qualquer outra habilidade é desenvolvida, a PMA também pode ser aprendida e melhorada.
Você pode desenvolver sua PMA se comprometendo a adotar e aplicar em sua vida diária os 17 princípios do sucesso listados a seguir: uma atitude mental positiva; um senso de propósito; trabalhando mais que o necessário; pensamento preciso; autodisciplina; uma mente ativa; uma fé aplicada; uma personalidade agradável; iniciativa pessoa; entusiasmo; atenção controlada; trabalho em grupo; aprender com as derrotas; visão criativa; controlando o tempo e o dinheiro; mantendo uma saúde mental e física; usando as leis universais (forças cósmicas).
Esses princípios foram retirados de anos de observações de pessoas que alcançaram o sucesso nas mais diferentes áreas. Dessa maneira, você vai conseguir manter sua mente positiva.
Enxergue seus problemas como oportunidade
O sucesso exige que você confronte e resolva problemas. Pense sobre as grandes mentes da história e sobre os grandes magnatas de negócios: por trás de cada grande invenção ou inovação, existia um problema que alguém tentou resolver.
E é precisamente nossa atitude mental que dita como vamos lidar com os problemas. Quando você encontra um desafio, você resiste ao fracasso ou tenta encontrar o lado positivo do problema para consertá-lo? Obviamente, as pessoas que têm sucesso adotam uma PMA e uma abordagem mais produtiva. Aqueles que possuem uma NMA vão desistir de seus objetivos e admitir a derrota na primeira dificuldade – quando o protótipo falha, por exemplo, ou quando um investidor potencial muda de ideia.
As pessoas que se importam em desenvolver uma PMA conseguem ver os contratempos como desafios a serem enfrentados. Então, ao invés de desistir, elas tentam com ainda mais disposição. Essa reação é conhecida como ‘insatisfação inspiradora’, e as pessoas que a possuem, a utilizam para superar até mesmo as situações mais desesperadoras.
Até mesmo uma sentença de prisão pode ser uma oportunidade positiva. Foi isso que um homem chamado Charlie Ward nos ensinou. Durante seu tempo na prisão, Ward foi capaz de mudar sua NMA para uma PMA. Essa mudança fez com que fosse respeitado pelos outros prisioneiros e pelos guardas, e ele subiu na hierarquia da cadeia. Durante seu tempo lá, ele conheceu Herbert Bigelow, que cumpria pena por fraude fiscal. Bigelow ficou tão impressionado com Ward, que prometeu a ele um emprego decente depois que saísse dali. Quando Ward foi libertado, ele aceitou aquele emprego. E depois que Bigelow morreu, Ward se tornou o CEO da empresa e morreu milionário.
Viva o presente e planeje seu futuro
Muitas pessoas têm miopia, hipermetropia ou algum outro problema de visão. Mas você sabia que algumas pessoas podem sofrer de hipermetropia mental?
A hipermetropia mental é uma condição que te incapacita a enxergar as possibilidades em seu futuro. Pode ser que você não consiga entender a importância do planejamento e de ter objetivos futuros. Ou pode ser que você desperdice toda sua energia lutando contra problemas que estão na sua frente, não conseguindo enxergar o panorama completo.
Ser capaz de planejar o futuro é uma das nossas maiores vantagens evolutivas. Pense em Dick Pope, um homem que não possuía uma hipermetropia mental. Pope viu uma oportunidade de construir uma atração turística em uma terra ao redor da cidade de Winter Haven, na Flórida, onde outras pessoas não enxergavam nada além de um pântano abandonado. Então ele comprou um velho pântano e fez com que se tornasse o agora famoso Cypress Gardens. Ele também ofereceu equipamento fotográfico e conselhos gratuitos sobre fotografia, dando aos turistas a vantagem de voltarem para casa com ótimas fotos, espalhando a fama do Cypress Gardens.
Mas não é só a hipermetropia mental que pode atrapalhar seu sucesso: pessoas com miopia mental também têm problemas.
Eles querem chegar logo ao topo e sonham com o futuro, mas se esquecem de trabalhar nas coisas importantes para chegarem lá. Consequentemente, elas não conseguem alcançar seus objetivos e não aproveitam as oportunidades que estão bem na frente deles todos os dias.
E essas oportunidades diárias são muitas vezes as mais lucrativas. Considere o clipe de papel ou o Post-it. Ambos são produtos simples que resolveram um problema pequeno, mas muito comum. As pessoas que reconhecem esses problemas diários podem gerar milhões. Pessoas com miopia mental nunca aproveitam essas oportunidades.
Seja determinado e motivado
Uma PMA vai te dar uma base sólida para o sucesso, mas ela precisa ser acompanhada pela determinação e motivação. Ao invés de colocar a culpa de todas as suas dificuldades no mundo, você deve tentar mudar as situações. Quando você se sente determinado a fazer a diferença, sua motivação vai crescer, o que vai te ajudar a alcançar coisas grandes em sua vida.
Uma pessoa que incorporou a motivação e a determinação, foi o fazendeiro Milo Jones. Graças a uma doença grave, Jones ficou paralítico. Embora seu corpo não fosse mais útil para ele, sua cabeça ainda trabalhava e ele começou a pensar em como poderia cumprir certas tarefas de maneira mais eficiente. Com motivação, determinação e PMA, ele conseguiu converter sua pequena fazenda de milho em um império chamado Jone’s Little Pork Sausages, o que fez com que ficasse milionário.
Mas saiba que junto com sua determinação, você também precisa ter objetivos. É melhor escrever seus objetivos e definir prazos para eles. Por exemplo, tome nota do que você quer alcançar até o final do ano. Quanto mais difíceis seus objetivos, mais você vai precisar lutar por eles e mais você vai alcançar.
Se você tem um objetivo particularmente desafiador, você pode quebrá-lo em objetivos menores que pode alcançar em um momento próximo, para chegar ao objetivo final. Por exemplo, se seu objetivo principal for ‘conhecer o mundo todo’, você pode quebrar esse objetivo primeiro em ‘conhecer a América Latina toda em 2 meses’, ‘Conhecer a América do Norte’ e ‘Conhecer a Europa’ por exemplo. Dessa maneira, você quebra seu grande objetivo em pequenas metas, que podem ser cumpridas aos poucos.
Internalize sua atitude mental positiva
Nossas atitudes são o resultado das nossas decisões conscientes, certo? Bem, não exatamente. Nosso subconsciente exerce uma influência poderosa sobre nós, afetando nossos sonhos, desejos e necessidades e direcionando nosso comportamento.
Mas nós podemos utilizar esse poder subconsciente para nossa vantagem, usando a autossugestão. Com a autossugestão, podemos ligar nossos desejos e objetivos ao nosso subconsciente. E isso vai influenciar nossos pensamentos e nossa vida.
Seja sobre saúde, finanças ou relacionamentos, a autossugestão pode nos ajudar a alcançar qualquer objetivo que temos. Então como você pode fazer isso? Você pode começar lendo uma sentença em voz alta duas vezes ao dia, por exemplo, sobre quanto dinheiro você quer ganhar esse ano. Seu subconsciente vai lembrar-se disso e vai influenciar seu consciente a procurar por coisas que vão te ajudar a chegar lá, como novas oportunidades de trabalho.
O mesmo método se aplica para adaptar sua atitude mental. Se você fala para você mesmo que está se sentindo feliz todos os dias, esse sentimento vai ganhar força e depois de um tempo, sua atitude mental vai melhorar e você vai mesmo se sentir mais feliz.
Um homem chamado Bill McCall era um mestre da autossugestão. McCall morava em Sidney e ele tinha 21 anos. Seu negócio ia de mal a pior e ele fracassou ao concorrer a um cargo do Congresso Federal. Mas ao invés de admitir a derrota, ele resolveu usar o poder da autossugestão: ele escreveu que, até 1960, ele queria ser um milionário. Depois de alguns anos repetindo esse objetivo para ele mesmo, McCall não só se tornou o homem mais jovem da história a entrar para o Parlamento, mas ele também se tornou o diretor de corporações de 22 famílias – ele também ficou milionário.
Depois que você for capaz de internalizar sua atitude mental positiva dessa maneira e de utilizar a autossugestão de maneira eficaz, você estará muito mais equipado para superar qualquer obstáculo com determinação e otimismo.
Mude seus hábitos
Já vimos como podemos ter mais controle sobre nossa mente, mas e sobre nosso comportamento? Boas atitudes são o que nos fazem boas pessoas – e melhorar a maneira como agimos é uma questão de treinamento certo.
Sabemos que nossos sentimentos influenciam nossas atitudes. Mas o contrário também é verdade: nossas atitudes influenciam nossos sentimentos.
Então ao modificar nosso comportamento, podemos influenciar e mudar nossos sentimentos. Considere Benjamin Franklin. Franklin trabalhou duro para melhorar seu comportamento. Ele próprio buscava alterar seu comportamento por certo período de tempo – praticando a abstinência, ou a sobriedade ou a moderação, até que tivesse dominado essa virtude particular. Depois que se sentiu competente em uma virtude, ele buscava dominar a próxima.
Todos devemos aprender um pouco com o livro de Franklin. Por exemplo, se você deseja ter uma vida moderada, pratique a moderação por algumas semanas. Não exagere na alimentação, e não fique bêbado se você já se sentiu bem ao tomar uma taça de vinho.
Ao mudar seu comportamento dessa maneira, você também muda. E quanto mais trabalhamos nessas virtudes, mais elas se tornam parte de nós.
Você pode inclusive treinar suas preferências. Digamos que você queira parar de comer chocolates porque sabe que não é saudável. Você poderia começar parando de comer duas barras todas as vezes que senta no sofá para assistir a televisão depois do trabalho. Essa mudança simples vai te fazer se sentir ainda mais saudável e vai te ajudar a prestar mais atenção nas necessidades do seu corpo. Eventualmente, você vai preferir não comer mais chocolates.
Você também pode se treinar para parar de procrastinar. Você pode fazer isso se começar a trabalhar imediatamente ao invés de ficar horas fazendo atividades desnecessárias. Apenas algumas semanas fazendo isso e esse comportamento vai passar a ser parte de sua personalidade. Dessa maneira você vai evitar que os hábitos ruins sabotem sua vida.
Não desista nunca!
Algumas vezes, nossos planos não se realizam porque uma última peça do quebra-cabeça estava perdida – aquela peça que faria do seu projeto um grande sucesso. As pessoas com PMA sabem que sempre precisam estar à procura dessa peça.
Todo mundo que consegue ver seu objetivo final no horizonte precisa parar e se perguntar qual é essa última peça. Se você deixa que uma atitude negativa te atrapalhe, o fracasso será certeiro. Mas se você fracassou, pense sobre isso e tente ser franco – o que mais poderia ter sido feito? E o que poderia ter levado seu projeto para mais longe?
Os irmãos Wright foram excelentes nisso. Eles tiveram sucesso onde outros fracassaram, porque possuíam fortes atitudes mentais positivas. Ao invés de se sentirem perdedores quando o projeto do avião falhou, eles enxergaram a peça que faltava: abas móveis nas asas do avião! Essas abas permitiram que o piloto mudasse a posição das asas e que o avião ficasse estável. Essa peça ficaria perdida para sempre se os irmãos tivessem uma atitude mental negativa, e seus sonhos jamais veriam a luz do dia.
Quando você estiver procurando pela peça que falta, uma abordagem pouco convencional pode ser interessante. Quando estamos tentando um brainstorming de novas ideias, muitos de nós ficamos esperando com um papel e caneta na mão. Então, quando nos distraímos, nosso perdemos o foco e potencialmente as boas ideias. Então por que não tentamos uma alternativa pouco convencional e buscamos focar nossa mente?
Por exemplo, Dr. Gates um americano inventor, tinha o costume de se trancar em um quarto pequeno, escuro e à prova de som, para que pudesse se concentrar em uma solução para algum problema. Ele só acendia a luz do quarto quando tinha uma ideia, e então pensava em uma possível solução.
Influencie e motive outras pessoas
Quando estamos falando de motivação, temos dois papéis – somos motivados pelos outros e damos motivação para os outros. Mas primeiro você precisa ser capaz de se motivar.
A motivação é o que governa nossas escolhas; sem ela você não vai conseguir progredir em direção ao sucesso. Portanto, ela é primordial para sua jornada.
Para gerar sua motivação, liste todas as coisas que você quer alcançar e quando você quer alcançá-las. Depois disso, tente mudar seus hábitos. Existem muitas maneiras de se motivar, mas o segredo é não parar de tentar. Não fique sentado depois de ler isso. E enquanto isso, por que você não tenta motivar outra pessoa também?
Como exemplo, vamos observar os relacionamentos de pais e filhos. Quando bebês, as crianças motivam seus pais a cuidarem delas e os pais estimulam seus filhos cuidando e apoiando deles, o que gera confiança.
Thomas Edison por exemplo, sempre se apoiava na confiança que sua mãe gerava nele, mesmo quando ele era um aluno péssimo e insubordinado! Ela defendeu seu filho, mesmo quando ele fracassava.
Para motivar alguém com confiança, seja uma criança ou um adulto, você precisa dar a essa pessoa uma fé ativa. Isso significa que, você precisa dizer a essa pessoa que acredita nela, e que ela tem sua confiança e apoio. Manter uma confiança passiva não é motivador, porque a pessoa não será capaz de detectar isso. Então, se você quiser que um funcionário saiba que você está dando a ele uma tarefa importante, fale com ele. Diga a ele que o destino do projeto está nas mãos dele porque você confia nele.
Notas finais
Você está insatisfeito com sua vida? Não consegue alcançar seus objetivos ou chegar onde gostaria? Repense em como sua atitude mental tem te atrapalhado. E lembre-se, nós somos mestres da nossa própria atitude, e nossas atitudes moldam nosso futuro. Aprenda a desenvolver sua PMA e alcance o sucesso que tanto deseja!
Fica a Dica:
Você também pode ler o bom livro de Napoleon Hill, ‘Quem pensa enriquece’
* Parceria com o app 12Minutos
Cezar Nunes