Como as redes sociais podem afetar sua imagem.
Segundo pesquisas recentes no Facebook mais de 102 milhões de brasileiros compartilham suas opiniões, fotos e momentos pessoais todos os meses. No Instagram os dados apontam que o Brasil é o segundo maior mercado, com aproximadamente 50 milhões de perfis ativos. No LinkedIn mais de 30 milhões.
Com tanta atividade online, é necessário cautela ao postar, comentar, curtir e compartilhar, fotos e textos. Exposições excessivas da intimidade, excesso de reclamações, comentários preconceituosos, são, de acordo com especialistas, comportamentos que podem impactar negativamente a imagem profissional. Algumas empresas analisam postagens em redes sociais que servem como fonte de informações nos casos de seleção e acompanhamento de funcionários.
Na busca por selecionar os melhores candidatos, as empresas querem pessoas equilibradas, que expressem profissionalismo, estabilidade emocional, além de competências desenvolvidas também nos ambientes virtuais.
Temos que nos preocupar com a boa imagem e com limites razoáveis. Em casos de assuntos polêmicos, como política, religião, futebol, etc, é necessário que se tenha um debate democrático, mas com cautela. Devemos ter cuidado para não sermos ofensivos, desrespeitosos, para não incentivar o preconceito e a violência. Devemos usar a comunicação clara, com exposição adequada e que mostre maturidade profissional.
Algumas dicas para ajudar a preservar sua imagem:
Com tanta atividade online, é necessário cautela ao postar, comentar, curtir e compartilhar, fotos e textos. Exposições excessivas da intimidade, excesso de reclamações, comentários preconceituosos, são, de acordo com especialistas, comportamentos que podem impactar negativamente a imagem profissional. Algumas empresas analisam postagens em redes sociais que servem como fonte de informações nos casos de seleção e acompanhamento de funcionários.
Na busca por selecionar os melhores candidatos, as empresas querem pessoas equilibradas, que expressem profissionalismo, estabilidade emocional, além de competências desenvolvidas também nos ambientes virtuais.
Temos que nos preocupar com a boa imagem e com limites razoáveis. Em casos de assuntos polêmicos, como política, religião, futebol, etc, é necessário que se tenha um debate democrático, mas com cautela. Devemos ter cuidado para não sermos ofensivos, desrespeitosos, para não incentivar o preconceito e a violência. Devemos usar a comunicação clara, com exposição adequada e que mostre maturidade profissional.
Algumas dicas para ajudar a preservar sua imagem:
- Separe o lado pessoal e profissional: selecione seus posts para acesso restrito a amigos e familiares dos abertos ao público.
- Publique o que é importante, até mesmo trabalhos que mostrem engajamento em causas sociais.
- Evite erros de ortografia.
- Escolha com atenção sua foto do perfil.
- Quando no LinkedIn, use uma foto profissional, preencha os campos com informações importantes para que seu currículo seja o mais completo possível.
- Cuidado com críticas ao seu trabalho, chefe e colegas de profissão. Não critique o local em que você trabalha ou trabalhou.
- Ao publicar assuntos relacionados à sua empresa, verifique antes se é permitido.
- Não faça comentários maldosos sobre clientes, isso pode afastar potenciais novos clientes.
- Use as redes sociais manter seu networking, seguindo pessoas e páginas que tenham a ver com sua área de interesse.
- Não faça comentários racistas e ou homofóbicos. É muito deselegante e pode ter grandes consequências, até mesmo demissão.
Em época onde as redes sociais se tornam importantes ferramentas de interação social, ter bom senso é fundamental. Aproveite as ferramentas para motivar, atrair olhares de admiração, e manter sua boa imagem profissional.
Publicado no site: Dicas Profissionais
Cezar NunesPublicado no site: Dicas Profissionais
Cezar Nunes