Com certeza o programa de mentoria nas empresas é um dos fatores de grande importância para acelerar nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Ter alguém para se espelhar e que possa nos orientar é uma ferramenta muito boa para nos preparar para desafios maiores em nossas caminhadas.
Ter um mentor ou mentores é muito importante em nossas vidas em todos os âmbitos. Pois somos moldados através das nossas experiências e das relações que vivemos.
Os mentores são pessoas que já trilharam caminhos semelhantes aos que planejamos para nós. Eles podem nos ajudar pois, conhecem todos ou quase todos os obstáculos e desafios que podem surgir ao longo dessa trilha. Eles já viveram essas experiências, acertaram e erraram, e com isso podem contribuir para nos mostrar os atalhos dividindo seus conhecimentos.
Quando percebemos que não precisamos passar por todos os problemas, que eles já passaram, e temos consciência de que o caminho que estamos trilhando não precisa ser tão difícil, é aí então que surge a necessidade de ter um mentor. Eles nos ajudam a prever eventuais obstáculos, que são normais e necessários a nossa evolução, e com isso temos como atingir nossos objetivos de uma maneira mais eficaz e prática.
Temos consciência também, que ninguém consegue ser um ótimo mentor em todos os aspectos da nossa caminhada, por isso você poderá ter mais que um mentor, um focado na área profissional, outro mais na área pessoal. Quanto mais conhecimento específico eles têm sobre cada área mais eficiente serão para você.
Durante minha caminhada, tive também vários mentores. Eles fizeram a diferença em vários aspectos. Um deles me disse, ao me promover a minha primeira gerência, a seguinte frase que nunca mais esqueci e sempre repeti àqueles que tive a oportunidade de promover: “Quando tiver dúvida de como agir com um colaborador, troque de lado da mesa e decida o que é melhor”.
Ainda hoje continuo tendo meus mentores, nem sempre com mais idade, mas sempre com muito mais bagagens e experiências para dividirem comigo. Pessoas que utilizam suas experiências e bagagens para me orientar e ajudar na definição dos meus passos. São pessoas que colaboram para meu desenvolvimento e que vibram junto com minhas conquistas e principalmente, me estendem a mão nas minhas quedas. Eles têm compromisso direto com o meu resultado.
Hoje eu sou a mentor de vários coachees, treinadores e palestrantes do mercado. Eu só posso ser quem eu sou através da minha bagagem. Na minha jornada errei e aprendi muito. Meus mentores diminuíram minha margem de erro, encurtaram alguns caminhos, me mostraram como agir e como não agir. Mas não é porque eu sou mentor que eu já alcancei a plenitude. A evolução se dá durante toda a jornada. Você já tem seu mentor? Pense nisso.
Cezar Nunes