Quem é seu público-alvo? Quando qualidade é melhor que quantidade.
Empreendedores bem-sucedidos identificam os tipos de empresários e pessoas físicas que compõem seu mercado-alvo e participam dos diferentes tipos de oportunidades de networking para alcançar esses Clientes. No entanto, uma rede de contatos bem-sucedida não significa percorrer a cidade inteira conectando-se a tudo e a todos. Mais vale 400 seguidores que são potenciais Clientes, do que 5000 que não vão consumir seus produtos e serviços. Nesse caso o que vale é qualidade e não quantidade.
Identifique os pontos fortes que você tem como profissional de negócios
Construir seu negócio tem mais a ver com aproveitar seus pontos fortes para atender às necessidades de seus Clientes em potencial e, em seguida, fazer networking com o maior número possível dessas pessoas. Quais são os pontos fortes e as habilidades que você oferece como profissional de negócios para o seu mercado-alvo?
- Você é uma “pessoa comunicativa”?
- Você gosta de falar em público?
- O que você fazia profissionalmente antes de iniciar seu negócio?
- Há quanto tempo você mora na região onde faz negócios? Conhece muitas pessoas?
- Que habilidades você possui além de sua experiência empresarial, como gerenciar bem o tempo, permanecer organizado e manter os Clientes focados?
Identifique o seu mercado-alvo
Se você não sabe quem é o seu mercado-alvo, como pode efetivamente levar a frente a sua marca? Concentre-se em quem você deseja estar conectado e por quê. Isso pode significar buscar conexões de seus amigos e familiares. Também pode significar participar de oportunidades de networking online que hoje em dia estão funcionando muito efetivamente.
Identifique as oportunidades de networking para alcançar seu mercado-alvo
Se você é um consultor, por exemplo, que trabalhou para uma grande empresa de medicamentos antes de iniciar seu próprio negócio, os fármacos e seus agentes podem ser um bom mercado-alvo. Eles valorizariam seu conhecimento e experiência, e você seria capaz de falar com uma linguagem que eles entendem. Você provavelmente terá sucesso em seus negócios com esses Clientes em potencial. Se você tem experiência na área, sabe os locais onde esses profissionais se reúnem, e nada melhor do que frequentar esses locais onde seu público-alvo provavelmente deve estar.
Se você é uma pessoa comunicativa e gosta de falar em público, sua estratégia pode passar por fazer apresentações em eventos da área. Essa é uma ótima maneira de se promover e conhecer muitos proprietários de pequenas empresas ao mesmo tempo.
As pessoas me disseram: “Bem, parece ótimo, mas não quero limitar minha base de Clientes em potencial conversando com apenas um grupo de pessoas”. Sei como parece difícil conseguir novos negócios, então a última coisa que você quer fazer é sentir que está se conectando a apenas um grupo. Mas quando você estabelece um ou dois públicos-alvo e concentra seu networking ali, você descobrirá que Clientes em potencial começarão a chamá-lo para falar de seus negócios. Por quê? Porque você conhece o seu negócio e está disposto a gerar conteúdo as empresas e pessoas de seu relacionamento. Esses contatos, além de serem Clientes em potencial também indicarão negócios para você.
Construir seu negócio tem tudo a ver com alavancar seus pontos fortes para atender às necessidades de seu mercado-alvo. No entanto, uma rede bem-sucedida não significa operar em todas as direções possíveis. Um negócio de sucesso cria oportunidades de networking que têm um centímetro de largura e um quilometro de profundidade, não um quilometro de largura e um centímetro de profundidade.
Se você é uma pessoa comunicativa e gosta de falar em público, sua estratégia pode passar por fazer apresentações em eventos da área. Essa é uma ótima maneira de se promover e conhecer muitos proprietários de pequenas empresas ao mesmo tempo.
As pessoas me disseram: “Bem, parece ótimo, mas não quero limitar minha base de Clientes em potencial conversando com apenas um grupo de pessoas”. Sei como parece difícil conseguir novos negócios, então a última coisa que você quer fazer é sentir que está se conectando a apenas um grupo. Mas quando você estabelece um ou dois públicos-alvo e concentra seu networking ali, você descobrirá que Clientes em potencial começarão a chamá-lo para falar de seus negócios. Por quê? Porque você conhece o seu negócio e está disposto a gerar conteúdo as empresas e pessoas de seu relacionamento. Esses contatos, além de serem Clientes em potencial também indicarão negócios para você.
Construir seu negócio tem tudo a ver com alavancar seus pontos fortes para atender às necessidades de seu mercado-alvo. No entanto, uma rede bem-sucedida não significa operar em todas as direções possíveis. Um negócio de sucesso cria oportunidades de networking que têm um centímetro de largura e um quilometro de profundidade, não um quilometro de largura e um centímetro de profundidade.
Cezar Nunes