A palavra Assertividade, hoje é a bola da vez, porém, muitas vezes, tem sido usada de forma errada, pois é frequentemente relacionada a acerto; daí tanta confusão com o conceito. Ela não está ligada ao que é certo ou errado, se assim o fosse, deveria ser escrita com C, “acertividade” palavra não existente na língua portuguesa, pelo menos por enquanto. Assertividade está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Uma pessoa assertiva é transparente nas suas intenções e colocações.
Vamos começar a falar o que não é Assertividade
Comportamento Agressivo:
Muitos justificam sua agressividade e falta de tato no trato com as pessoas em nome da assertividade, dizendo: “Eu sou franco, sou sincero, digo o que penso na cara!!!”.
Normalmente o agressivo está sempre ansioso por vencer, pouco se importa com os outros, pois para ele, o importante são seus desejos. Costuma jogar a culpa nos outros, critica as pessoas e não seus comportamentos, interrompe, é autoritário e tem “pavio curto”.
Assertividade não deve ser confundida agressividade, sarcasmo, com comentários maliciosos, hostis e humilhantes. As pessoas que têm estes comportamentos defendem os seus direitos, mas o fazem à custa da violação dos direitos dos outros.
Comportamento Passivo:
Os passivos são pessoas que falham na comunicação das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Na medida em que a pessoa que tem este comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão para ele também o fazer.
A pessoa passiva evita confrontos, espera que adivinhem seus desejos e está sempre muito preocupada com a opinião dos outros. Por não saber dizer não, assume muito mais do que é capaz de fazer para não contrariar a quem está pedindo. Deixa suas prioridades em segundo plano para atender aos outros, elas normalmente têm problemas para solicitarem algo que é legítimo e raramente se posicionam quando não estão de acordo.
Mas o que realmente significa ter um comportamento assertivo?
O comportamento da pessoa assertiva pode ser definido como aquele que é firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente. A pessoa assertiva controla sua ansiedade, diz o que tem que dizer sem ser hostil com seu interlocutor. É, por assim dizer, a pessoa que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.
Pessoas assertivas têm a capacidade de expressar suas opiniões, de defender seus direitos legítimos e respeitar os direitos e opiniões dos outros. Ela desenvolve a capacidade de saber pedir e dizer sim ou não quando solicitada para uma tarefa. Pessoas assertivas vão direto ao ponto, mas com tato. Elas se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.
Pessoas assertivas não são rudes, mas são diretas; elas utilizam das suas forças morais, capacidade de comunicação e qualidade de seus argumentos para irem direto ao ponto sem rispidez. Percebe-se na pessoa assertiva a capacidade de fazer e receber elogios, de expressar sentimentos positivos, de iniciar e manter conversas interessantes. Quando não se sente confortável ela expressa sua discordância e deixa claro, sem ser agressiva.
O que preciso fazer para ser mais assertivo?
Para ser mais assertivo desenvolva sua objetividade, sua habilidade de argumentação, a autoconfiança, eleve a autoestima, pratique a empatia e a objetividade. Pessoas assertivas demonstram credibilidade e compromisso com a verdade e a ética.
Os assertivos sabem quando e como falar SIM e NÃO
Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.
Grande abraço,
Pulicado no site: Dicas Profissionais
Cezar Nunes