Preparação:
É primordial que você se prepare, com isso você se sentirá mais seguro e em condições de transmitir o assunto com mais segurança e autoridade. Mas como se preparar?
1. Conheça o assunto sobre o qual irá discorrer sua apresentação. Se você tem 15 minutos para falar, tenha assunto para pelo menos 1 hora. Assim você poderá ir além do planejado, caso tenha oportunidade.
2. Conheça para quem vai fazer a apresentação. Qual a melhor linguagem a ser utilizada, quais os exemplos que serão mais bem compreendidos, enfim, qual o perfil da sua plateia.
Respiração:
Um dos maiores problemas de quando se fala em público é a ansiedade, pois, ela gera um descompasso entre a fala e a respiração. Quando estamos nervosos, nossa respiração fica curta e acelerada, o que impede boa oxigenação no cérebro e além de quantidade insuficiente de ar para que possamos emitir as palavras de forma inteligível.
Comece a falar devagar e respire antes das frases, com isso você diminui sua ansiedade.
Comunicação na sua totalidade:
– Seu corpo fala, portanto seja espontâneo e natural, isso lhe ajuda na empatia e aumenta sua credibilidade junto ao público.
– Use o volume e a entonação de voz para destacar trechos importantes e manter a atenção dos ouvintes.
Se coloque em uma postura de confiança
Se for ficar em pé, mantenha as pernas levemente abertas, alinhadas com o quadril. Peito aberto, mãos na altura do umbigo, sempre prontas para criar movimentos harmônicos e para reforçar o que está sendo dito.
Se tiver que usar fichas de papel como suporte na sua apresentação, nelas você deve escrever somente os tópicos mais importantes, anotações e lembretes. Não confie somente no poder da sua memória. O mesmo podemos dizer para apresentações em power point.
Contato visual, sempre
Use bem o espaço que tiver, se movimente e faça contato visual com todos. “Tente descobrir a cor dos olhos de cada um da plateia”.
Mesmo com várias pessoas assistindo, divida o auditório em blocos, olhe para os que estão na frente, no fundo, em cada um dos lados como se estivesse conversando com cada uma das pessoas. Dessa forma você prende a atenção, cria conexão e demonstra interesse pelos interlocutores.
Humor e gírias
O humor elegante, gera empatia. Sorria ao iniciar a fechar uma apresentação, se quiser contar uma piada, tenha certeza que ela não irá ofender a quem te assiste e dê preferência para exemplos da sua própria vida.
Evite gírias elas podem demonstrar pobreza de vocabulário. Use caso esteja falando para jovens, mas use com moderação.
Ponto da Calma
O também chamado “toque do Karate”, fica na lateral da mão. Antes da apresentação, dê cerca de 15 a 20 batinhas nessa região. A técnica, chamada de tapping, atua no meridiano do intestino delgado, que é responsável por equilibrar nossos pensamentos e nos trazer serenidade.
Por último, mas não menos importante: TREINE
Pode ser na frente do espelho, ou diante de pessoas de confiança, que possam lhe dar feedbacks.
Com certeza com essas dicas você poderá ser cada vez melhor na arte de se comunicar.
Cezar Nunes